Escola

A minha fotografia
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

segunda-feira, agosto 30, 2010

Concurso

As listas disto e daquilo aqui.

quinta-feira, agosto 19, 2010

Encerramento de escolas - do Profblog



Foi ontem ao cair da noite que o ME divulgou a lista definitiva das escolas do 1º CEB que não abrirão portas em Setembro. Houve poucas surpresas em relação ao que já se sabia. Há concelhos que ficam apenas com uma única escola. Lamego é o campeão do fecho de escolas: encerra 21 escolas. Mais de metade das escolas a encerrar ficam na zona de influência da Dren. Na Drec fecham menos 3 escolas do que o anunciado. Na Drealg fecha mais uma e na Drelvt outra.

Há alguns concelhos que ficam reduzidos a uma única escola: Sabrosa, Meda, Óbidos, Carrazeda de Ansiães, Murça e Peso da Régua.

O concelho de Lamego fica reduzido a apenas 5 escolas do 1º CEB. O Presidente da Câmara de Lamego estima em 600 mil euros anuais a despesa que a autarquia vai ter de suportar com o transporte dos alunos.

Conheça a lista completa e definitiva das escolas a encerrar tal como foi divulgada nos websites das direcções regionais da educação.





quarta-feira, agosto 04, 2010

Saudade

A minha querida vizinha partiu.
Faz-me falta mas, com os noventa anos cumpridos, sei que queria descansar da fadiga física que a tomara.
Fico com as memórias.
Desde que aos dezassete anos cheguei ao esquerdo, ela foi, no direito, o aconchego certo e seguro. Eu e depois o marido e os filhos soubemos sempre que ela estava lá.
Tínhamos as chaves cruzadas.
Não me esqueço do dia em que, em simultâneo, as portas do esquerdo e do direito abriram para o jogo que jogávamos com frequência ó vizinha, dê-me lume.
Não era ficção, nem cinema, nem teatro, era o espetáculo que a nossa vida de amizade e confiança nos permitia produzir, encenar, realizar, interpretar. E rimos naquela plateia.
Cebola para cá, ovo para lá, o seu Zé, os meus Zé - Eduardo, a sua Graça, a minha Maria, o seu Vasco, a minha Salomé, tínhamos sempre para a troca.
Obrigada, querida vizinha.

Quadro esclarecedor


Furtei do blogue do Paulo Guinote.
O quadro é de 2006. Com os congelamentos, bloqueamentos, encerramentos os números relativos a Portugal devem ter baixado significativamente.