A nota de imprensa da APEDE
Publiquei aqui a nota de imprensa da APEDE, associação recentemente formada de professores.
Chama a atenção para os problemas maiores que se nos colocam. Sobre a avaliação, enuncia o único princípio aceitável -o seu carácter formativo.
A avaliação/classificação que o ME propõe e vai cozinhando com avanços e recuos e apoios mais ou menos "ingénuos" por parte dos negociadores e comentadores anula qualquer possibilidade de que venha a servir a formação dos professores e o desenvolvimento do trabalho nas escolas.
Avaliemos as escolas/agrupamentos nas suas circunstâncias, nos seus colectivos. Façamos destas avaliações abertas e trabalhosas o motor de arranque para alterações positivas.
A farsa que nos é proposta pretende dizer à opinião pública que é a salvação para o que corre mal nas escolas. Mais uma das "redentoras reformas" que a par das outras (concurso para titulares, estatuto do aluno, lei sobre o ensino especial...) tudo piorará.
Recusemos de todo participar na farsa.
Chama a atenção para os problemas maiores que se nos colocam. Sobre a avaliação, enuncia o único princípio aceitável -o seu carácter formativo.
A avaliação/classificação que o ME propõe e vai cozinhando com avanços e recuos e apoios mais ou menos "ingénuos" por parte dos negociadores e comentadores anula qualquer possibilidade de que venha a servir a formação dos professores e o desenvolvimento do trabalho nas escolas.
Avaliemos as escolas/agrupamentos nas suas circunstâncias, nos seus colectivos. Façamos destas avaliações abertas e trabalhosas o motor de arranque para alterações positivas.
A farsa que nos é proposta pretende dizer à opinião pública que é a salvação para o que corre mal nas escolas. Mais uma das "redentoras reformas" que a par das outras (concurso para titulares, estatuto do aluno, lei sobre o ensino especial...) tudo piorará.
Recusemos de todo participar na farsa.
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