A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

quinta-feira, novembro 18, 2010

Da Plataforma Anti-Guerra Anti-Nato

DESOBEDIÊNCIA CIVIL CONTRA A NATO


Treino de Desobediência Civil Não Violenta em Lisboa

Local e hora: Praça do Rossio: Quinta-feira, 18 de Novembro: 16h00


Entre 19 e 21 de Novembro, a NATO vai-se reunir para discutir o seu futuro através da aprovação do seu novo conceito estratégico em Lisboa. Activistas portugueses e de outros locais da Europa estão a preparar-se para acções não violentas contra a cimeira.

As acções de desobediência civil são – tal como a contra-cimeira e a manifestação – parte duma
variedade de protestos contra a cimeira da NATO. Uma parte importante dos nossos preparativos são acções de treino, onde os participantes se preparam para para as acções não violentas. Na quinta-feira, 18 de Novembro, iremos mostrar publicamente partes desses treinos de desobediência civil.

“Os participantes treinam técnicas de diminuição de tensão, ou seja, como conseguem lidar com a polícia sem causar um aumento de tensão. Isto é importante, uma vez que o nosso objectivo não é lutar com a polícia, mas resisitir e obstruir políticas injustas com os nossos corpos”,explica Andreas Speck, da War Resisters International e da rede internacional ICC, em relação ao conceito dos treinos.

Através destas acções, os activistas pretendem realçar que a NATO não é a solução, mas parte do problema. Nas palavras de Benoit Calvi, do grupo belga Bombspotting: “Graças à NATO, países europeus estão envolvidos há já 9 anos numa guerra sem saída no Afeganistão. Graças à NATO, ainda há armas nucleares na Europa, 20 anos depois do fim da Guerra Fria. E graças à NATO, a Europa está a investir num projecto de defesa de mísseis inútil.”

Nesta ocasião, vários porta-vozes irão tomar posições nas seguintes questões:
. Porque é que a cimeira da NATO não tem legitimidade e as acções de desobediência civil têm?
. Que objectivos queremos atingir com as nossas acções de desobediência civil não violenta, quer simbólica quer praticamente?
. O que é que entendemos por desobediência civil?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cá está uma ação de formação útil. Se não tivesse aulas, participaria.