A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

terça-feira, julho 01, 2008

Critérios

Redução substancial de turmas de 7º ano na escola. A secundária com 3º ciclo da zona está com falta de clientes e há que partilhar. Apenas quatro turmas ficam na escola. Dos alunos que completaram o 6º ano, quem continua na escola e quem parte?

Comunicaram-nos os critérios aprovados para este ano em reunião de departamento. Cá vão pela ordem: ter irmãos na escola, ter bom aproveitamento, bom comportamento e boa assiduidade.

Os critérios para estas partilhas pareceram-me sempre um pouco obscuros e, se esta E. B. 2.3. ficava para o final dos malfadados rankings, a Secundária + 3º ciclo, conseguia ficar ainda mais para trás.

Embora as escolas devam distar um pouco mais de dois quilómetros uma da outra, as áreas de residência não são para aqui chamadas.

Hoje, ao fumar junto ao portão, deparei com uma mãe de penitência, esperando pacientemente pelo professor que fora diretor da turma do seu filho, para lhe pedir socorro. O rapaz, que até aqui não reprovou nunca mas lá foi andando sem esforço excessivo, tinha como destino a saída embora viva num bairro bem próximo desta escola, e no sentido contrário ao da outra, e tenha perto de si os avós que lhe vão prestando apoio. Estava preocupada aquela mãe. Apesar de ter outra filha a entrar este ano no 5º ano, nada parecia alterar aquela decisão.

Emaranhados que não domino.