A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

quarta-feira, junho 25, 2008

Conselho Geral Transitório

Há tempos fez-se a magna reunião.

Um montão de gente no refeitório - todos os professores, todos os funcionários num final de tarde desapetecível. Um coisoshow com os pontos da leizinha que diziam como se constituia e elegia o conselhão. Datas marcadas para o processo eleitoral e constituição das mesas para a recepção dos votinhos.

Apareceu uma lista para cada sector. Foram afixadas e na segunda-feira seguiu a votação. Na sala dos professores não fumadores a mesa produzia uma berraria tão estridente que me mantive bem longe - bastam-me os decibéis dos alunos, há que proteger os tímpanos.

Quando na terça-feira entrei no espaço dos fumadores, uma colega inquiriu se sabia o resultado da votação da véspera. Não sabia mas estaria a acta afixada - e, muito disponível, fui ao outro lado correr os placards à procura da informação. As listas lá continuavam expostas mas a mesa eleitoral não deixara vestígios. Informei um colega, elemento da lista candidata, da falha de informação - podia ser que ele actuasse para que o erro fosse corrigido. Até ao final da tarde, nada.

Este Conselho começa de acordo com o previsto - acaba de ser eleito e já não existe. Substituirá bem a defunta assembleia. Dei por ela no ano em que me pôs um processo disciplinar (ver O peso dos pesares, 28 de Março) voltando de imediato a apagar-se. O processo disciplinar que decorre este ano - e decorrerá para o ano e para o ano e assim sucessivamente até à reforma final - já nem passou pela Assembleia.

É verdade que este é um Conselho Transitório, mas tão transitório assim...! Nasce e logo é cadáver. Nem sequer cadáver adiado!

Ainda bem que não votei, safa!