Ainda a avaliação
Há quem diga que não podemos rejeitar este modelo de "avaliação" porque não temos nenhum para propor em alternativa. Ora por que teríamos de propor alternativa? Não nos compete de todo.
A "avaliação" não pretende melhorar nada no que toca às aprendizagens dos alunos, nem sequer distinguir "os melhores professores", tarefa que seria estulta. Melhores em quê? As medidas que proliferam por essas hipóteses de grelhas são tolas. Ficou cedo à vista que se pretendia apenas construir uma engrenagem que servisse de travão à progressão na carreira que o dinheiro está curto e a instrução é um bem pouco estimável. E está agora claríssimo o imenso transtorno que tal engrenagem acarretou para o trabalho dos professores nas escolas com prejuízo imediato para as aprendizagens dos alunos.
Rejeitar todo este pesadelo burocrático, recheado do mais medíocre eduquês é o que nos cabe fazer se queremos mesmo ser professores, se queremos ter energia e alegria para pôr os alunos a aprender.
A "avaliação" não pretende melhorar nada no que toca às aprendizagens dos alunos, nem sequer distinguir "os melhores professores", tarefa que seria estulta. Melhores em quê? As medidas que proliferam por essas hipóteses de grelhas são tolas. Ficou cedo à vista que se pretendia apenas construir uma engrenagem que servisse de travão à progressão na carreira que o dinheiro está curto e a instrução é um bem pouco estimável. E está agora claríssimo o imenso transtorno que tal engrenagem acarretou para o trabalho dos professores nas escolas com prejuízo imediato para as aprendizagens dos alunos.
Rejeitar todo este pesadelo burocrático, recheado do mais medíocre eduquês é o que nos cabe fazer se queremos mesmo ser professores, se queremos ter energia e alegria para pôr os alunos a aprender.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home