A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

quarta-feira, julho 07, 2010

Lá despacharam...

Calendário escolar 2010/2011 - Despacho 11120-A/2010

Organização do ano escolar - Despacho 1112o-B/2010

Ainda não despachei a sua leitura mas a passagem de esguelha já me incomodou. Se os sindicatos andaram a negociar isto poderão explicar:

Por que tem falta um professor cuja aula seja absolutamente cumprida, numerada e considerada dada por um outro professor do mesmo grupo disciplinar?

Cenários:

Tenho de comparecer numa conservatória para uma qualquer cerimónia. Se o meu horário permitir, faço permuta com um colega do conselho de turma, ele dá as suas aulas nos meus tempos de ausência, eu dou as minhas nos tempos que ele libertou, as aulas ficam dadas e não tenho falta. Muito bem. Já estava assim e continua.

Os horários dos professores do conselho de turma não permitem a permuta. Recorro a um colega do meu grupo disciplinar que se disponibiliza e cumpre as minhas aulas. As aulas ficam dadas mas eu tenho falta. Não era assim. Por que há de o professor ter falta nesta situação se a aula foi dada?

Claro que, nestas condições, ninguém irá incomodar um colega para a substituição. Os alunos ficarão sem as aulas e terão aquelas atividades de acompanhamento educativo tão frutuosas!

E estas atividades de acompanhamento educativo têm agora de ser pormenorizadamente descritas não apenas no livro de ponto da turma, mas também nos "suportes administrativos" da direção de turma - diz o despacho.

Os senhores dos gabinetes continuarão a dizer-se defensores da qualidade.