Professores do 1º Ciclo Indignad@s
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Professores do 1º Ciclo Indignad@s (vulgo "Professor@s Primári@s")
Somos Professor@s contentes com a Profissão que escolhemos e com o trabalho que desenvolvemos, mas ultimamente falta-nos o tempo e começamos a trabalhar "em cima do joelho", perdid@s em papéis e reuniões, apoios ao estudo e afins, desgastados e até angustiados com tantas incertezas.
Recusamos a continuidade destes horários de Professor do 1º Ciclo. Há pelo menos 3 dias por semana na escola das 9:00 às 17:30. Imagine-se o desgaste ao fim de um dia com 20, 17 ou 25 crianças de seis anos? E como preparamos o trabalho? E como podemos assim inovar pedagogias e didácticas e garantir o sucesso educativo básico dos alunos? Para além disto, ainda mais uma "avaliação faz de conta", cozinhada à pressa por todos e nenhuns, feita de papéis e grelhas que só irá roubar mais tempo às necessárias funções que devemos cumprir? Números, números...
Queremos trabalhar das 9:00 às 15:30, um directo com pausa para intervalo da manhã e almoço. Queremos ainda reuniões semanais e mensais com outros docentes e outros parceiros da comunidade educativa para avaliar e reflectir sobre os projectos educativos em curso (sim, porque há parceiros no meio envolvente à escola que no meio de tanta burocracia e tragédia se perdem - Encarregados de Educação e Famílias, Associações de Bairro, Projectos Comunitários, Lares e Centros de Dia, Bibliotecas e Museus, Assistentes Sociais, ...). Pessoas, pessoas...
Só com este tempo poderemos efectivamente diferenciar o trabalho dos alunos, adequar os materiais e as actividades a cada um e à turma, organizar experiências e seus protocolos, seleccionar livros de leitura e outros, construir fichas e ficheiros, preparar actividades inerentes às Expressões Artísticas (jogos dramáticos, teatros, jogos musicais, rítmicos, pinturas, colagens,etc), seleccionar e construir jogos e problemas matemáticos, acompanhar e avaliar diariamente os trabalhos feitos e o desenvolvimento de competências, construir livros de textos, jornais e sítios da net com produções dos alunos, frequentar acções de formação, escrever e publicar trabalhos e artigos, etc,etc,etc. O 1º Ciclo é multidisciplinar mas não pode ser uma manta de retalhos feitos por manuais e fichas fotocopiadas.
Não podemos mais trabalhar com os presentes horários lectivos e a presente instabilidade. As regras de tudo o que é inerente à nossa profissão, aos nossos direitos, aos nossos deveres, não podem ser acrescentadas, alteradas, suprimidas consoante sopram os ventos. Agora é concurso, agora não é. Agora há avaliação qualitativa dos alunos, agora é quantitativa. Agora não há necessidades educativas especiais, agora todas as crianças " especiais" vão para as escolas "normais". Agora há continuidade pedagógica, agora já não há. Agora ao sair da Universidade é-se professor, agora já não.
Queremos tempo para desenvolver projectos educativos de qualidade...
2 Comments:
Cara colega,
Até sei que prepara cuidadosamente o seu trabalho; que se preocupa com as aprendizagens dos seus alunos, de todos e de cada um; que os seus alunos querem e gostam de aprender.
Desconfio que está enganada e que até eu tenha contribuído para a enganar.Os governantes, os burocratas não esperam de si esse interesse. Querem apenas que tome conta das crianças pelo maior número de horas possível, deixando-os de preferência bem ignorantes.
Não se deixe levar. Vá por onde vai ainda que, neste momento, isso lhe imponha um trabalho muito esforçado.
Faça o que li num papel que escreveu "sorria, os seus alunos vão lembrar-se sempre de si"
oops! "deixando-as"
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