A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

sábado, julho 05, 2008

Da APEDE - O documento secreto de João Freire

Continua aqui a análise do documento que esteve na base do novo ECD e de toda a torrente de leis que vão afogando as escolas.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Conheço vários casos similares. Outros haverá!
Então, com a eleição dos representantes dos pais vale tudo, para que os "eleitos" assegurem, mais por omissão do que por acto, a perpetuação no "poder" aos actuais Presidentes dos Conselhos Executivos.
Para além disto, vai por aí uma grande confusão.
Os representantes dos pais são eleitos em Assembleia de Pais do Agrupamento (no caso de escolas agrupadas). Estes são propostos pelas organizações representativas de pais, nas escolas onde as houver. Caso essas organizações não estejam em exercício, proceder-se-à conforme determinar o regulamento Interno.
Seja como for, a partir do exacto momento em que os pais forem eleitos em Assembleia de pais do Agrupamento, e que esses resultdos sejam proclamados,pouco importa que organização, desta ou daquela escola, propôs os pais.
Após eleição em Assembleia de pais do Agrupamento, o(s) representante(s) eleito(s) é-o/são-o de todos os pais de todo o Agrupamento.
Acontece,porém, que algumas actuais Presidentes da Assembleia Geral, em extensão no Conselho Geral Transitório, ainda continuam a considerar que os pais são representantes desta ou daquela esola.
E assim se "constrói" o conceito Agrupamento!

Fernando Miguel

10:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Na verdade, Fernando Miguel, não há varinha mágica que de repente altere o estado das coisas. É fácil perceber que algumas "escolas" gostam de poder escolher elas próprias os pais que dão mais jeito para esses órgãos e resistirão a uma maior organização dos pais. Também não há magia que resolva o bom entrosamento dos agrupamentos. A sua constituição foi forçada, sobretudo por razões de economia de recursos, e, embora possa ter vantagens para o trabalho, essas vantagens ainda não estão evidentes e desenvolvidas.
Há que ser paciente e usar de diplomacia.

1:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home