A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

terça-feira, janeiro 06, 2009

Viva a curva de Laffer!

Retirado de o Público (06 de Janeiro):

...de forma a evitar o efeito da curva descendente de Laffer. Esta curva é usada, na ciência económica, para mostrar que uma subida das taxas de um imposto pode, a partir de determinado ponto, não resultar num aumento da receita. Isto é, o Governo está agora convencido de que, se voltar a subir o imposto sobre o tabaco, a receita não vai aumentar, mas sim diminuir.
(...)
Consumidores beneficiados
Isto mesmo tendo em conta que no PEC de 2005 se dizia que o objectivo do agravamento do imposto era, "em simultâneo com o aumento da receita, criar um desincentivo adicional ao consumo de tabaco, que é responsável, directa ou indirectamente, por uma parte não negligenciável dos custos de saúde". Agora, o discurso é diferente: "Tentamos não perder receita, sendo que a Lei do Tabaco já permite introduzir, por si só, o desincentivo ao consumo."

Fim da transcrição.

Conclusões: Ainda bem que deixaram de se preocupar com a minha saúde. Agora querem mesmo que continue a fumar. Cá lhes vou fazendo o jeito. Viva a curva de Laffer - ih, ih, ih, ah, ah, ah, cof, cof, cof...