A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

sábado, janeiro 30, 2010

Outros acordos - o teste intermédio

Se estivesse a frequentar o 9º ano, até me teria divertido ao fazer o teste intermédio de português. Iria danar-me com o pouco tempo dado para o realizar.

Quarenta e cinco minutos para aquele trabalho é curto, muito curto. Pretende-se impedir os alunos de refletir, pretende-se que respondam atabalhoadamente sem que nada possam aprender ao realiza-lo? Que objetivos estarão por trás desta exiguidade de tempo? Terá apenas o objetivo de perturbar o menos possível o horário daquele dia? Se é isto, é uma tristeza.

Li o teste de esguelha e saltou-me o maio grafado assim no poema do Ruy Belo. Antecipação do autor não seria que o vi sempre Maio. Passou-me pela cabeça a adoção do acordo ortográfico que preconiza a minúscula inicial para os meses. Fui verificar. Só acordaram ali. "Selecciona" "activa" continuaram ostentando garbosamente o mudo c.

Em que ficamos? O ME preconiza que adotemos apenas uns bocaditos do dito Acordo?

E embirro, embirro mesmo com este tutear os alunos. Os alunos vão tutear os senhores do GAVE, autores do teste?