A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

sábado, março 20, 2010

Respeito

Contou-me uma jovem colega do 1º ciclo.

Chegada à turma de 4º ano que lhe atribuíram na escola onde nesse ano fora colocada, verificou que uma aluna estava à margem. Vinha na margem já desde os anos anteriores. Ninguém se sentava junto dela, ninguém brincava com ela, ninguém a convidava para as festas de aniversário e as "bocas" de troça eram frequentes. Nos pátios também os alunos das outras turmas se entretinham a incomodar a rapariga.

A aluna merecia o mesmo respeito que todos os outros. Teve a professora como objectivo imediato (que não inscreveu em qualquer grelha) inverter aquela situação. Foi tratando do assunto: deu à aluna a importância de que era merecedora, acolheu com respeito e atenção a família; dando espaço e tempo à aluna conseguiu que os coleguinhas a vissem e a respeitassem. Se na turma o problema estava resolvido, nos pátios também ficou. Os colegas da turma passaram a impedir qualquer ataque dos do "exterior".

O respeito aprende-se com respeito.

2 Comments:

Blogger saltapocinhas said...

e basta essa atitude para prevenir efeitos de bullying e de outras tantas coisas más com nomes esquisitos...

10:43 da tarde  
Anonymous setora said...

Olá Saltapocinhas,
Também tenho dificuldade em entrar nestas conversas, bullying, crimes públicos e toda a treta afim.
Os profes é que são os adultos e sabendo ser modelos do respeitar-se a si e ao outro resolve praticamente todos os problemas.

12:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home