A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Andamos entretidos

Andamos entretidos, banzados com estas habilidades legislativas, vamos brincando ou barafustando com a regulamentação que sai/não sai, com os instrumentos (valha-me santo Alzheimer) de medida que esperam ordens de um conselho científico tão diáfano que não se vê, não se lê, não se sente, não se ouve... e esquecemo-nos de pensar no real objectivo desta avaliação de desempenho - exclusivamente poupar uns cobres ao erário.

Nada disto tem por objectivo melhorar o trabalho nas escolas. Pelo contrário. Piora. Anula o gozo que devíamos retirar do que vamos conseguindo fazer com os alunos, castra a iniciativa de ir por ali ou por acolá não vá o atrevimento atirar-nos para fora da grelha, congela a possibilidade de trabalho de equipa não vá o/a colega comer-nos (valha-me o santo Alzheimer) as papas na cabeça... e lá se vai o bom, o escalão p'ró galheiro.

Como em qualquer outra profissão, nas escolas há professores de jeitos variados, uns mais hábeis que outros na relação com os alunos, uns mais sabedores que outros. E seria na interacção tranquila entre estas gentes que poderia encontrar-se progresso. Seria do ir retirando conhecimento dessa variedade que os alunos iriam aprendendo e se iriam construindo.

Estava bem que as pessoas fossem subindo na carreira pela passagem de tempo no trabalho efectivo com os alunos. Estava bem que as pessoas fossem dando conta das suas necessidades de formação e que lhes fosse providenciada essa formação, quer no trabalho com os pares na própria escola, quer em acções promovidas pela tutela. Estava bem que o Conselho de Turma fosse o centro do trabalho a desenvolver com os alunos, com cada aluno, ocupando-se menos dos papéis e mais das pessoas. Estava bem que os departamentos e os Centros de Recursos fossem um efectivo apoio ao desenvolvimento desse trabalho. Estava bem... estava bem...

Estava bem termos o nosso canto preparado para fumarmos o nosso cigarrito ... (será que vai aparecer na grelha Fumador - 20 pontos, Não fumador + 50 pontos? ai, ai, ai, ai, valha-me o santo... nestes trinta e cinco anos de serviço sempre a fumar estou banida).

Concluindo, esta "avaliação de desempenho" é um atentado ao nosso discernimento.

Mas está tudo na normalidade, disse agora mesmo a senhora ministra.

Disse, está dito e ela é que sabe. E lá vamos...

3 Comments:

Blogger António Chaves Ferrão said...

Setora
Começo a suspeitar que Sócrates e outros ministros nem sequer sabem de que estão a falar quando atiram postas sobre a avaliação do desempenho, mas divertem-se à brava por ver que as suas palavras são levadas com tanta seriedade por terceiros. Noutros tempos o governo cortava a direito quando pretendia decidir iniquamente, hoje começa-se por espalhar uma confusão dos diabos para governar iniquamente. Só ainda não consegui imaginar uma estratégia adequada para enfrentar esta nova forma de arbitrariedade, mas vale a pena o esforço. Estou aberto a sugestões. Tratar estes governantes como igorantes parece tentador.
Vejo com satisfação que arrepiou caminho na sua disposição de largar o blog ao domínio da ficção.

12:42 da tarde  
Blogger Setora said...

Isto é tudo ficção, é um mundo outro.
Escapou-lhe o sentido da minha ficção. Sabe, no mundo real já cá me canta um processo disciplinar e, sei lá, outros virão... Posso bem com eles mas prefiro ocupar o meu tempo com outras coisas. Já tive que passar os olhos pelo Estatuto Disciplinar dos Professores (de João Tomás) e garanto-lhe que é leitura enfadonha.
Não recomendo.

5:38 da tarde  
Blogger Dona Betã said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

12:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home