A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

sexta-feira, janeiro 11, 2008

Ai PNL

Proíbe a Biblioteca da minha escola que os alunos requisitem livros para ler nas férias. Alunos que na maioria dos casos passam as férias (Natal, Páscoa e grandes) enfiados em casa, confinados ao subúrbio em que habitam, não podem levar, para ler nesses tempos de desocupação, livros da biblioteca da escola.

Manifestei a minha absoluta discordância com tal proibição em reunião de departamento, inquirindo das razões para tal medida.

Respondeu-me a coordenadora (por acaso, ou não por acaso, simultaneamente coordenadora da biblioteca, digo, Centro de Recursos) que se tratava de impedir perdas.

Que perdas? Admitindo que três ou quatro livros não regressassem muitos seriam lidos, ocupariam tempos quer dos alunos quer das famílias. Há perdas ou ganhos? Tanto dinheiro a entrar do Plano Nacional de Leitura e vence este argumento mesquinho.

Odeio a mesquinhez. Fico irritada, claro que fico irritada.


11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A autora têm razão. Não faz sentido que um aluno delinquente/marginal, requisite livros na biblioteca, pois, na maior parte das vezes não têm hábitos de leitura. Acredito sim, que existam alunos necessitados que gostem de ler e sem possibilidades para comprar livros.

"Dá Deus nozes a quem não têm dentes"

Vergonha é o que é, apoiam a leitura, mas não dão os recursos.

11:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Regressei.
O que se poderia ganhar.... perdendo meia dúzia de livros.
Quantos livros seriam lidos por irmãos, pais e irmãs?Perder um livro? Será que quem encontrasse o livro,teria curiosidade em lê-lo? Poderiamos considerar isso perder um livro. Pelo que percebi a Escola pertence a um meio desfavorecido e é com essa política que a Coordenadora quer colocar os alunos a ler? Deixai ir os livros às crianças, deixai as crianças mexer nos livros, deixai as crianças descobrir (mexendo e se for preciso perdendo)os livros.
Que revolta com tamanha mesquinhez (já somos dois)
007

12:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sou eu outra vez...
"Deixai os livros ir às crianças".... não soa bem (faz lembrar o outro de má memória )Paciência, as minhas desculpas .
007

12:06 da tarde  
Blogger Setora said...

Olhe, Nuno, fico contente por me dar razão mas incomoda-me a sua preocupação com os alunos delinquentes/marginais. Na minha escola suburbana todos os alunos deveriam ter acesso aos livros.

3:17 da tarde  
Blogger Setora said...

Não se desculpe, 007, este, como o outro, deixará má memória.

E quero pensar que há mais como nós a ficarem revoltados, irritados, furiosos, indignados...

3:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou estudante numa escola secundária pequena, por isso sei muito bem que existem alunos delinquentes, independentemente da localização da escola. Claro que acho que eeses alunos deviam ser incentivados a ler, mas, infelizmente, não é assim; Por vezes um livro é um bom amigo para esses alunos marginalizados pela comunidade educativa; E o problema deles, na maioria dos casos é a falta de carinho e comprrensão em CASA.Mas muita da comunidade escolar não se importa e só quer que eles acabem o nono ano(a minha escola tem terceiro ciclo) e que se vão embora. Mas eu pergunto-me, qual será o seu futuro??


Pais, professores e todos os outros se devem mentalizar que não é por um aluno ser "delinquente" que não gosta de ler, e que muitas vezes o seu problema pode ser resolvido com o pprazer de ler.

Parabéns à autora pelo blog.

7:53 da tarde  
Blogger Setora said...

Estou ainda mais contente agora. O Nuno é um aluno que aqui vem e deixa comentário. Óptimo mesmo.
E, afinal, parece que nos entendemos quanto às vantagens da leitura. E das conversas. Já experimentou arranjar temas interessantes para as conversas do pátio com todos esses seus colegas? Conversas que podem até ser despoletadas pela leitura de um livro ou de um artigo de uma revista que possa interessar a todos.
Um abraço

10:52 da tarde  
Blogger Fantasia Musical said...

Não podem requisitar livros para as férias?!? Até custa a acreditar!

7:50 da tarde  
Blogger Setora said...

Pois AP é assim.
É outro mundo,este da minha escola.

2:09 da tarde  
Blogger Setora said...

E tanto é outro mundo que a "comandante" da biblioteca, com estas elevadas concepções pedagógicas, foi eleita, sublinho eleita, avaliadora do desempenho dos professores do grande departamento de línguas.
Na minha escola elegem-se avaliadores!

11:32 da tarde  
Blogger Setora said...

Elegem-se, é como quem diz...designam-se "democraticamente".
Ou votam neste ou naquele, este não quer por isso votem naquele...

11:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home