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M. Eugénia Prata Pinheiro

sexta-feira, março 21, 2008

Divulgando quem vai pensando - parte II

Qual o papel dos pais neste processo?

Os pais e encarregados de educação podem ser uma presença de peso significativo. Não tenho dúvidas que há escolas em que os pais desempenham papel importante na criação de ambientes favoráveis, assim como não tenho dúvidas que escolas existem onde se verificam ou a total ausência ou efeitos nefastos da presença dos pais.

Compete às escolas criarem condições para que os pais surjam como parceiros, com os mesmos interesses dos professores que é melhorar os resultados dos alunos.

(Não me parece que a colagem e subserviência do presidente da Confap ajude muito, mas ignoremo-lo. Não é carta do meu baralho.)

Acredito que os pais têm que se tornar personagens activos neste filme, nem que seja daqui a duas décadas.

Eles vão ser necessários para a contratualização de objectivos.

Este trabalho deve, em minha opinião, ser feito pelas escolas independentemente de se estar a discutir a avaliação do desempenho dos professores.

Sem discussão que toda esta tarefa deve ser feita dentro do horário do professor, dentro das 35 horas e lembrando que a função principal do professor é ensinar (não se tenha medo da palavra), lutar por objectivos inclusivos de excelência para todos os alunos e não gastar o tempo com papéis ou gastar 50% do tempo da aula preocupado com as questões da disciplina e da ordem ou de relatórios que ninguém lê e dos quais se pedem contas, etc.

Em todo este processo é por demais evidente que a imagem do professor foi distorcida, retorcida, mal-formada. Alguém teve esse propósito, houve conspiração. Se não forem os professores a conquistarem os encarregados de educação através de sinais pedagógicos de participação, não esperemos que seja a imprensa a dizer-lhes que os professores têm razão.

Concluindo, objectivos colectivos sim. Objectivos individuais de pormenor não. O único objectivo de cada professor deve ser, à sua maneira com a sua identidade integrar-se no esforço colectivo, preocupando com os objectivos da escola.

A avaliação deste esforço colectivo pode, e talvez deva, externalizar-se procurando aspectos que não correram bem e que carecem de reformulação, introdução de outras boas práticas, ajudando na explosão formativa da avaliação. Muitas vezes, as coisas vistas de fora vêem-se melhor. A formiga na curva de uma estrada não dá conta que está numa curva.

Objectivos na formação contínua

Relativamente a outros objectivos individuais, uma referência à formação contínua.

Se bem me lembro, no anterior modelo de avaliação, estava definido que um dos itens a abordar no relatório de reflexão crítica deveria respeitar às necessidades de formação.

Decorre de uma auto-avaliação séria a indicação de pontos fortes e pontos fracos. Estes deveriam ser canalizados para um programa de formação para alimentar os CFAE’s. A humildade de reconhecermos as nossas fraquezas face à montanha que queremos subir, só engrandece.

Não deixaria contudo os planos de formação apenas ocupados com estas necessidades vindas do seu exterior. Tópicos externos de formação devem ser introduzidos no sentido de enriquecer as escolas e de criar plataformas mínimas e aceitáveis comuns a todas as escolas. Imagine-se uma escola onde nenhum professor conhece a existência de laboratórios de matemática. Não sentirão necessidade de formação na área. Quem não conhece a corrente eléctrica no seu sentido prático, nunca sentirá a falta do micro-ondas nem pedirá que lhe ensinem como se liga o ar condicionado.

A formação contínua deve responder assim a dois objectivos. Por um lado, melhorar o desenvolvimento de competências que já se possuem, embora de modo deficiente ou ineficaz, por outro, a introdução de novas disponibilidades educacionais.

Com quadros docentes estabilizados na maior parte das escolas deste país, haverá escolas ricas em massa crítica e outras menos ricas. Se a formação for deixada por conta apenas das próprias escolas, o que provavelmente vai ocorrer é o alargamento destas diferenças entre ricas e pobres.


2 Comments:

Blogger saltapocinhas said...

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Uma Páscoa Muito Feliz

1:06 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Obrigada pelo artístico coelho "pascal".
Boa Páscoa também para ti.

1:39 da manhã  

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