A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

domingo, julho 12, 2009

Ando cá a pensar...

Ando cá a pensar...

Se há agora diretores (por concurso, com programa, e eleição no conselho), se estes nomearam os seus sub e adjuntos e assessores, se designaram os coordenadores, se fizeram a equipa dirigente...

Ora então é a esta ilustre equipa que compete formular o projeto educativo, o regulamento interno, o regimento dos diversos órgãos e outra documentação central que considerem útil.

Nós outros que estamos fora da equipa não devemos colaborar na confeção destes documentos, não nos compete. Devemos ocupar-nos com a preparação das aulas e materiais - os testes para diagnóstico, a ficha para trabalhar este ou aquele assunto, a seleção bibliográfica para esta ou aquela pesquisa, o guião para este ou aquele trabalho na net ... - a usar com os alunos no próximo ano, com a organização das "nossas coisas". Podemos propor esta ou aquela atividade - uma visita de estudo aqui ou ali, uma ida ao teatro, uma sessão de debate a envolver estes ou aqueles alunos, mas ficam por aqui as nossas competências.

Vem esta reflexão a propósito dos trabalhos que vejo estarem a ser distribuídos a professores para este período não letivo.

Divagação - Mais uma vez não consigo ter acesso às provas de aferição que os meus alunos do 6º ano realizaram. Este ano fiz requerimento formal com entrada pela secretaria mas até agora nada. E nem me explicam por que não. Mais uma vez seguirão para o arquivo morto sem me passarem pelas mãos. E esta turma que era a turma dos excertos que aqui publiquei em setembro de 2007! Gostava de ver como reagiram na prova, lá isso gostava, lá isso teria alguma utilidade para mim... e, julgo, para os próximos alunos.