A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

sexta-feira, outubro 23, 2009

Ministros

Veja-se Isabel Alçada na apresentação do programa eleitoral do PS. É melhor que fique sem comentários.

Digo aos alunos que não têm de gostar dos professores. Os professores não estão na aula para ser gostados ou desgostados. Estão para tentar passar aprendizagens.

Adopto tese semelhante para os ministros. Não estão na função para ser gostados. Têm uma desvantagem sobre os professores - não vamos esperar aprender com eles.

O que sei eu desta IA agora na função de ministro da educação:

- Aquelas dezenas de aventuras causam-me náuseas. Os meus filhos mais velhos ainda leram duas ou três e declararam-se fartos. Os meus alunos também nunca apreciaram. As viagens no tempo desencadearam um pouco mais de interesse. Comércio, puro comércio que terá enchido o bolso das autoras. Escrita pastilha elástica. Uma espécie de morangos com açucar, estica, estica, sempre mais do mesmo. Da conceção de literatura que a senhora perfilha ficamos conversados.

- Apesar de tal conceção, lá anda pelo Plano Nacional de Leitura. Não conheço a avaliação de tal plano. Espero que não venha a ser semelhante à das medidas que a senhora, na intervenção propagandista acima linkada, diz ter sido feita da escola a tempo inteiro, das "substituições", do inglês no 1º ciclo...

- Deve ter sido minha contemporânea na Fac. de Letras mas não a recordo. Fez licenciatura em filosofia mas decidiu ser professora de português. Opção estranha. Autodidata na literatura e linguística ou saberes que não interessam nada para a função?

- Se deu aulas no ensino básico, rapidamente se pôs ao fresco. Diz-se que conhece as escolas porque lá vai propagandear os livrinhos! Ora, ora...

- Andou por Boston e pela ESE, longe do terreno, tratando de outras coisinhas.

- Da passagem pelo sindicato (em cuja construção estive envolvida) não consegui detalhes nem tenho memória.

Escreve-se por aí que é preciso dar o benefício da dúvida. Cá fico a esforçar-me por ter dúvida.