A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

domingo, junho 21, 2009

Coisas que vou sabendo

Alguns pais/encarregados de educação de agrupamentos de escolas distantes escrevem-me mails muitas vezes contando os seus desalentos. Algumas direções de agrupamentos têm dificuldade no relacionamento com pais/ees que até querem fazer coisas para a escola.

Agora era o arraial de final de ano, actividade que constava do plano inicial. Face à ausência de informação estes pais avançaram com a sua proposta de organizar um quiosque com atividades e materiais diversos ligados à alimentação. Com peripécias várias pelo caminho conseguiram montar a tenda dedicada às crianças, pais e avós. Os assuntos iam do evitar a contaminação dos alimentos à limpeza da cozinha passando pela análise de rótulos, arrumação do frigorífico, a obesidade e o comer bem, tudo com jogos de pintar, completar, CD.Rom com jogo interativo. Havia cartazes - a nova roda dos alimentos, a saúde oral nas diversas idades. Havia maçãs e pêssegos.

Intrigados ficaram quando as crianças que por ali circulavam lhes perguntavam tratando-os por professores (adultos estando ali com tenda armada só podiam ser professores) o preço de tudo o que ali tinham - livros, maçãs... ou das atividades que ali podiam desenvolver - os jogos, os desenhos... Perceberam então que aquele arraial apenas fornecia instrução para o mercado. Os meninos deviam comprar tudo. O copo de sumo, a pintura da cara, tudo a troco das senhas compradas.

Ficaram desenquadrados - tinham jogos educativos, tinham fruta, tinham conversa e informação e tudo gratuito. Mas não devem ficar desapontados. Talvez todo este trabalho, que em isolamento construíram, venha a enriquecer umas quantas grelhas de avaliacão.