A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

segunda-feira, outubro 26, 2009

Com posses

Alçada? Hummmmmm...

Ouvi-lhe o nome na chamada para a tomada de posse neste governo. Alçada não estava lá. Não estava e não está embora os comentadores, acabando de ouvir o seu nome completo de que Alçada não consta, continuem a referi-la por Alçada.

São curiosas estas trocas de identidade. Assunto para mestrado de algum candidato a sociólogo. À dona Fátima "Felgueiras" este apelido adotado bem deve ter contribuído para o ganho de adeptos felgueirenses. Talvez o Macário Correia troque o Correia por Faro. É que ele tem faro, faro para detetar mulheres/cinzeiros, faro para detetar professores desocupados. Cheira-os à distância e denuncia-os. Suspeito que correrão riscos os professores que gozem interrupções de actividades lectivas naqueles domínios.

Que razões terão levado a senhora dona Isabel a trocar de nome? Alçada era sonante no domínio da escrita, o António Alçada Baptista tinha créditos firmados - fundador de "O Tempo e o Modo", editor da Moraes, oposicionista ativo do salazarismo seria pois um belo padrinho. Alçada anuncia sempre subida e o Baptista assumiu a senhora ao autoapelidar-se.

Lá estiveram todos alinhados a jurar pela honra cumprir com lealdade (a quem? ao quê?) as funções que lhes são confiadas. Todos sabiam assinar ao contrário da minha neta que aos quatro meses já tem um BI que a condena - não sabe assinar, uou.

Os discursos pareceram-me ter os acordos bem feitos, o que já não é mau. ...um sistema público de ensino que responda às exigências dos novos tempos...(tempos de crise e de fazer de conta). E citou-se Pessoa e Camões. Ah, pois, "esta é a ditosa pátria minha amada..." e, até ao obrigatório (?) 12º ano, todos conseguirão decorar o verso.

Seguiram-se os cumprimentos com falha de protocolo por parte do apressado ex-ministro da Cultura que arrastou atrás MLR. O senhor Constâncio demorou nos avisos a Sócrates - "homem, não aumente qualquer salário ou pensão, exceto o meu" julgo ter conseguido ler-lhe nos lábios.