A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

domingo, novembro 19, 2006

Terminologias

Ando com pouco tempo para blogar. Escrever actas, ver trabalhos, preparar trabalhos...uma trabalheira. Ainda assim, como há leitores do blog e alguns deixam simpaticamente comentários, aqui venho neste domingo sombrio pouco convidativo para as minhas voltas a pé pela cidade.

Afinal a TLEBS não é assim tão problemática. O Pedro, arredado destas áreas, classificou a pulga sem dificuldade. Embora eu tenha ficado com uma dúvida que os linguistas, que não circulam pelos meus pavilhões, não aceitarão. Será a pulga um nome contável? Tantas e tão saltitantes? Na verdade eu só apanhei uma no meu braço - lá terei que admitir que é contável. Faltou dizer que é um nome concreto, tão concreto que mobiliza o tacto e a visão. E esta classificação pelos opostos concreto/abstracto é mais velha que eu.

Ainda não tive tempo para estudar toda a nova terminologia que nos é sugerida mas estes classificadores do nome permitem nas aulas momentos interessantes para pensar e falar.

PS. Ontem à noite fui ver Uma Verdade Inconveniente. O senhor Al Gore tem acesso a dados. E são dados aterradores sobre este desastre planetário que vamos construindo. É um filme a ver e a discutir. Está no Nimas.
(Se a ministra sabe que vou de vez em quando ao cinema, achará que ando com muito tempo livre e arranjar-me-á mais umas aulazitas.)

2 Comments:

Blogger euclides said...

Retribuição de visita blog

Eugénia não podia de deixar de comentar este! esperavas não?!
O querida estas classificações semânticas do nome só têm sentido contextualizadas. Há nomes que, apesar de contáveis, em certos contextos perdem esse traço:
Ex: "A Como está hoje a batata?" a sintaxe parece ser chave para tudo. LOLOLO beijinhos
e K tal se fizessemos um blog de PLNM em conjunto? beijinhos

10:41 da tarde  
Anonymous setora said...

Obrigaste-me a vir reler este texto. E tens razão, vivam os contextos e a sintaxe.
Vamos pensar nisso, no blog PLNM.

11:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home