A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

quarta-feira, outubro 31, 2007

Socorro, PGR!

Senhor Procurador Geral da República,

Agradeço que tenha estabelecido como prioritária a investigação de casos relacionados com violência escolar e tenho a dizer-lhe que compreendo a desvalorização que a senhora Ministra da Educação pretende fazer do assunto.

Tanto quanto me é dado ver aqui por esta minha escola deste mundo outro, a violência é na verdade exercida pela tutela, sendo por isso natural que tente escondê-la. E esta violência abate-se sobre os alunos, os professores e os auxiliares de acção educativa. E terá, por certo, reflexos na vida das famílias de todas estas vítimas.

Para enfatizar essa prioridade poderia o senhor Procurador colocar na sua agenda pessoal uma deslocação a esta escola pública aqui às portas da capital deste avançado país da UE. Com comitiva - que deveria incluir a própria Ministra, para cumprimento do protocolo - e muitos órgãos da comunicação social no séquito. Seria a primeira investigação e directamente comandada pelo investigador principal.

Veria então, com os seus próprios olhos, alunos, professores e auxiliares impedidos de cumprir as funções que lhes estão atribuídas por absoluta falta de condições mas, a maioria, a tentar cumpri-las ainda que com consciência do "faz de conta" a que é obrigada.

Não é isto violência máxima, geradora de cansaço, frustração, sentimentos de impotência e raiva?

E podia ser que, pelo menos e no imediato, nos mandassem uns quadros novos. Pois, desses de ardósia para giz poeirento. Até isso já era uma grande melhoria!

2 Comments:

Blogger saltapocinhas said...

eu então estou melhor que tu pois tenho um quadro desses, só lhe falta ter luz.
e não tem luz porque o quadro interactivo ocupou o centro da parede e o "quadro preto" tadito, foi empurrado para uma extremidade...
quadro interactivo? uau, deves estar tu a imaginar.
pois, só que deixou de funcionar em abril e ainda não foi consertado!!
quanto às condições do meu edificio... eu também quero uma visita dessas!!

7:19 da tarde  
Blogger Setora said...

Nós temos mas estão tão gastos, tão sebosos que são só faz de conta. Quase não se consegue escrever e o que se escreve não tem leitura.Este ano atingiram o limite do suportável.
E lá numa sala nobre já há um interactivo mas é só para enfeitar que está (e estará) desactivado.
Assim tipo pintura pós-moderna.

9:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home