A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

sábado, janeiro 05, 2008

Muito mau tempo

Recomeço complicado. Primeiro essa talibânica proibição do fumar. Foi-se a sala dedicada onde belos brainstormings eram possíveis (post Brainstorming de 27/02/2007 ). Lá fomos, no intervalo, fumar para o exterior. Ficámos pelo parque de estacionamento do cemitério. No cemitério decorria um funeral pelo que nos abstivemos de entrar. Seria o local ideal - nem "maus" exemplos para ninguém, nem queixosos à vista. E gratos por estes cuidados com a saúde do povo, lá regressámos às nossas salas cobertas por amianto, sem ar e sem luz. À hora de almoço, depois de, em cinco minutos, enfiar o conteúdo da minha lancheira, fui dar volta a pé pelo subúrbio. Ruas em péssimo estado, passeios inexistentes mas ar suficientemente livre para fumar. Quanto ao senhor director da ASAE, o senhor António Nunes, que saboreou a sua cigarrilha no casino e será agora o "justiceiro" aplicador das coimas aos prevaricadores, enquanto esse senhor não souber conjugar o verbo intervir (declarações que sobre o assunto prestou - assistiu e não interviu), não lhe intervejo grande futuro. Verdade que também não intervejo grande futuro para o comum das pessoas, dado este absurdo presente que vamos vivendo.

Neste primeiro dia de aulas de 2008, foram muitos os alunos da escola que ficaram privados de almoço na cantina. Os "avanços tecnológicos" têm destas consequências. Não sei como funciona o sistema informático que comanda as refeições e não fui capaz de responder às queixas dos muitos alunos que não conseguiram, com os seus cartões electrónicos, marcar a refeição. Dinheiro para carregar alguns cartões de forma a que pudessem, no bufete, comer qualquer coisa foi o que pude fazer por alguns. Um dia de excitação e fome.

Se pelos blogues a que dei volta se fala no projecto "inovador" para a gestão das escolas, na escola nem pio. E, francamente, só consegui dar volta rápida ao articulado que me cheirou a mofo. Tentarei ganhar paciência para lá voltar.

Soube hoje pela imprensa da abertura pela IGAI de inquérito à Escola Segura, inquérito que decorre de denúncias feitas pelo ex-coordenador do gabinete de segurança do ME. Anima-me não ter sido apenas eu a dar conta dos abusos de autoridade e ilegalidades que existiam (remeto para os textos Pano para mangas - escola segura de 09/01/2007 e Polis de 28/11/2007). Disse o senhor ex-coordenador ter alertado as hierarquias mas MAI, IGAI, PSP e GNR garantiram desconhecer os abusos pelo que nunca terá havido processos disciplinares.

É assim. Processos disciplinares são só para mim. Cá tenho o meu em fase de instrução e ser instruído é bom.