A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

sexta-feira, novembro 23, 2007

Bruxarias

Numa aula de ontem um aluno, dos mais novitos, de nove ou dez anos, chamou-me bruxa. Fez eco nos que estavam próximo dele que de imediato bradaram ele chamou bruxa à setora. E tive que ouvir.

Eu tinha avisado que iam fazer teste mas eles desconheciam que, em cada mesa, cada um estaria a trabalhar um teste diferente do outro. A surpresa fez explodir algumas raivas.

Expliquei que o problema não seria eles copiarem. O problema seria eles não poderem aproveitar aquele momento de teste para usarem as suas próprias cabeças, um trabalho individual que permitiria que aprendessem. E era isso que eu queria, que aproveitassem para aprender.

Alguns apoiaram de imediato e dedicaram-se à tarefa. Outros, numa dada zona da sala, mantiveram-se agitados o que me obrigou a aproximar-me e elevar a voz, apelando à urgência de concentração no trabalho. E foi na sequência deste ralhete que, quando já chegava à minha mesa, saltou o bruxa.

Os que por eco me passaram o "insulto" mantinham-se espectantes antecipando refrega. Não devo ter feito o esperado ar de indignação pelo que se ouviram uns espantados não o castiga, não vai fazer nada... Lá pus os meus pontos nos is. Não andávamos a ler uns contos com fadas boas e bruxas más? Para ele, eu estava a fazer-lhe uma malvadez. Desabafou. Os meninos/ecos fizeram-me chegar o desabafo. Agora tratava-se de partir para a tarefa. Talvez no final do teste percebessem todos que tinha sido bom trabalhar daquele modo. E, ainda assim, o meu papel seria algumas vezes de bruxa ao obrigá-los a fazer coisas aparentemente desagradáveis. No final do ano avaliaríamos o calibre da bruxa.

Passámos adiante.

Pensando no episódio e no ambiente que se vive na escola, não estou livre de que apareça por artes de alguém (alguma fada boa, muito protectora e com elevados conceitos de disciplina) uma participaçãozinha dizendo que o aluno tal chamou bruxa à professora e a professora não o castigou. E lá levaremos os dois nas orelhas. O rapaz irá para casa meditar uns dias - é a moda - e eu serei "chamada à pedra" por desobediência a uma coisa chamada "tolerância zero para os comportamentos desajustados e para a violência". Não sei se este bruxa terá enquadramento na violência ou nos comportamentos desajustados e qual será a cotação mas pelo que vou vendo deve estar alta.

Nos meus tempos de adolescente, fazíamos adaptações do hino (esse, o nacional) metendo lá as bruxas do liceu e as profes sabiam de cor o verso que lhes estava destinado. Tive, em algumas aulas, professores que, antes de actuar disciplinarmente sobre uma infracção, abriam espaço à intervenção do "advogado de defesa". Cumpri muitas vezes esse papel. E lá íamos aprendendo. Mas já lá vai muito, muito tempo.

Hoje, por estes blogues, pelos cartazes das manifes, possivelmente em todas as salas de professores, chama-se bruxa à senhora ministra. Mas são os professores, que diabo.

Aqui há uns anos, numa acção de formação a que assisti na escola, a formadora tratou o conceito de respeito de modo judicioso. Como pode um adulto considerar que um catraio lhe está a faltar ao respeito quando profere uma patetice, uma impertinência? Se vamos por aí, o respeito fica desvirtuado. Há que enquadrar a patetice, avaliá-la na justa medida e dar-lhe saída airosa. E a senhora transpunha o assunto também para o quadro das relações familiares e de amizade. Se uma qualquer resposta mais azeda ou impertinente é de imediato rotulada de desrespeito, lá vai o respeito para o chão. Estragam-se os equilíbrios e parte-se para a violência.

Era bom que usássemos a experiência e respeitássemos os rituais do crescer com os necessários espaços para a crítica e o afrontamento. E como se aprende se conseguirmos pôr algum humor no confronto!

E eu que gosto do miúdo Calvin!

Respeitemo-nos, pois.


6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Viva a livre expressão de ideias!!!

9:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Exactamente, caro anónimo.

9:03 da tarde  
Blogger life with art said...

Grande exemplo pedagógico, setora..
Aprende-se com boas práticas.
Gostei muito da atitude.
Certamente que o aluno já a tornou numa bruxinha simpática, até há fadas amorfas!
Beijinhos

12:01 da manhã  
Blogger Setora said...

Olá, formiga.

Pois o rapaz até se dá bem comigo e participa bem nas aulas. Nem desgosto de ser bruxa assim.

Vamos ter o luar de volta em breve.

Um abraço

9:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tropecei.
Por puro acaso, encontrei-me a ler o seu blog e, de certa forma, a sentir "as suas dores". Também desempenhei, durante 10 anos, o nobre papel de professora, daquelas que quando via, pela primeira vez, um aluno numa frequência, lhe perguntava: "O senhor pertence a esta turma? Não estará equivocado?".
Como é desmotivante para quem quer transmitir os seus conhecimentos, não encontrar condições para tal: por falta de condições, por falta de alunos ou outras.
Como é triste encontrar, numa turma do 2.º ano da Faculdade, pessoas a escreverem: "Portugual" ou quejandos...
Como é triste constatarmos que os nossos concidadãos nem sabem (ao certo)o nome do seu próprio país.
Preocupa-me, de sobremaneira, a preparação dos jovens:não motivada pelos professores, mas pela engrenagem subtil que conduz a(s) sociedade(s) de hoje a tal incipiente formação.
E ai! de quem queira ensinar como deve ser! Deve estar louco! Não será, porventura, só uma bruxa... também uma louca!
Que difícil tarefa a sua. Como a compreendo!
Maria del Mar

1:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Estas necesitando informacion sobre como ganar dinero[/b]
Hemos hallado la mejor pagina web en internet de como ganar dinero desde casa. Como nos ha sido de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son solo metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

10:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home