A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

sábado, dezembro 16, 2006

Queridos alunos

Recebi ontem uma carta da Cátia.

Com a família reemigrou. Foram para a região de Paris há uns quatro ou cinco anos. Localizar os ex-alunos no tempo é uma das dificuldades com que me defronto. Na altura escrevemo-nos um pouco sobretudo para, ao enviar-lhe notícias e bilhetes dos colegas de cá, aligeirar o sentimento de perda e diminuir o medo do desconhecido. Também com este último objectivo trabalhei com ela durante aquele mês de Julho o francês básico que serviria para dar força à família na longa viagem de camioneta que os levaria ao destino e nos primeiros dias de instalação. Deixou de precisar de nos escrever. Larguei-a na sua nova vida.

A Cátia cresceu. Deixou de lado as setorices. Trata-me pelo nome com um belo "caríssima" atrás.Diz que vai tudo bem por lá - excepto o muito frio e a chuva - e que "já não tenho mais brincadeiras, é só estudar para ter um bom diploma". E sentiu saudades e quer notícias de todos. Reconhece que "já não tou a escrever muito bem português". (Mais uma vez o verbo tar ganhou-me.) Manda-me uma fotografia para que não a esqueça - lindo sorriso, grandes olhos negros e tranças enfeitadas. Envia-me um grande, grande beijo e um abraço e remata com um adoro-vos.

Partilhem, portanto, comigo este surpreendente presente natalício.

Reatarei esta comunicação.