A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

sexta-feira, julho 23, 2010

Vamos ver o plano

Língua portuguesa

Cimeira de Luanda vai aprovar um plano de promoção


A aprovação do plano para a promoção da Língua Portuguesa e a reestruturação do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) será discutida hoje na VIII Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em Luanda.

Este plano prevê a introdução do Português como língua de documentação das Nações Unidas, a publicação em Português de documentos da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança, a criação de um grupo de tradutores especializados na ONU e ainda o desenvolvimento do Portal da Língua Portuguesa da CPLP e CPLP-TV. Ontem, na XV reunião do Conselho de Ministros da CPLP, o brasileiro Gilvan Müller de Oliveira, actual director do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística, foi eleito director executivo do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), divulgou a Lusa. O director executivo deste instituto - que tem como objectivos "a promoção, defesa, enriquecimento e difusão da língua portuguesa, como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico e tecnológico"-- é nomeado rotativamente e cabia ao Brasil a indicação do candidato.

Para um bom funcionamento do IILP foi considerada essencial a criação de comissões nacionais que propõem programas. Até ao momento, estão criadas as de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal e São Tomé e Príncipe. Timor-Leste finaliza o processo. O Instituto Internacional de Língua Portuguesa , na opinião do ministro Luís Amado, tinha "um desajustamento institucional face à organização" e para a presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, "não tem tido o papel que poderia desempenhar". A sua refundação sairá reforçada desta cimeira e Laborinho espera que o instituto possa desempenhar esse papel de projectar internacionalmente a língua portuguesa, sem se sobrepor ao papel que as instituições, como o Instituto Camões, continuarão a desempenhar, disse à Lusa. I.C.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Língua portuguesa... qual delas?

9:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home