Vale a pena ir espreitar
o site da EPIS - empresários pela inclusão social.
Preside à direcção desta instituição, tão benemérita, sábia, criativa, salvadora da escola, o senhor João Rendeiro. Pois, esse, o do BPP que está condenado à falência.
Andei pelo site a passear e descobri que esta protectora instituição existe desde 2006. Por entre fotos de encontros, almoços e jantares de estadão (que lhes tenham feito bom proveito) encontrei citações:
“Para mim, a EPIS lembra-me Prometeu: com rigor, determinação, espírito de equipa, unidade na diversidade e pluralidade de perspectivas, roubamos o fogo a Zeus para o distribuirmos aosdesafortunados da vida que, lutando, não sabem como usá-lo de modo eficiente.”Prof. Carlos Fernandes da Silva, Professor Catedrático, Conselho Científico EPISCá está. Por isso incendiaram as escolas. Os deuses nos protejam dos nossos salvadores!
Quero ainda afirmar que o sentido de tudo está exactamente no cheiro do outro e na possibilidade de sentirmos esse cheiro... isto acontece quando estamos regularmente em coaching nas escolas, frente a frente com o miúdo rebelde, com o aluno em ruptura com o sistema ou com o adolescente desorientado e sem âncora familiar. Aí, mesmo que no papel de "treinador" dos mais novos, cumpre-se em pleno a EPIS.”
Dr. Daniel Rijo
Eu é que ainda não senti o cheiro destes treinadores. Bem gostava de perceber o que fazem nesse frente a frente com os alunos. Lá num qualquer ponto dizia-se que havia que descobrir até à Páscoa os alunos em risco. Dois períodos? E depois? Como treinam? Coaching?
Contamos com a colaboração de todas as Escolas Públicas do Concelho, que prontamente aderiram a este novo desafio e com uma equipa de Mediadores altamente motivada e muito empenhada no trabalho com os professores, alunos e famílias. Acreditamos que este Projecto vai congregar esforços e vontades diferenciados, com um propósito comum: contribuir para uma maior inclusão social dos alunos abrangidos, e para reduzir as taxas de abandono e de insucesso escolar no concelho de Odivelas.”
Filomena Viegas, Câmara Municipal de Odivelas
O concelho mesmo aqui ao lado e eu sem me ter apercebido deste desafio. Talvez por cá passe algum colega de Odivelas e explique estas maravilhas.
“No Agrupamento de Escolas D. Dinis, Odivelas, o Projecto EPIS pelos seus princípios orientadores e por todas as etapas já desenvolvidas, tem-se revelado de extrema pertinência, uma vez que, desde logo, centrou no aluno a análise de uma complexa “teia”, há muito diagnosticada pelos professores: a origem sócio-económica e cultural, a estrutura familiar, o contexto das amizades (áreas suburbanas: “terras de ninguém”), as condições habitacionais...
A Instituição Escolar, conforme hoje é constituída, revela-se anacrónica por falta de recursos físicos e humanos especializados.
Assim, o Projecto EPIS é INDISPENSÁVEL pela conjunção articulada das sinergias que influenciam o combate ao insucesso e abandono escolar, através de uma metodologia rigorosa e científica. (...)
Ana Manuela Gralheiro, Presidente do Conselho Executivo
do Agrupamento de Escolas D. Dinis - Odivelas
Descobriram o que os professores há muito tinham descoberto. Foi bom, certificaram a descoberta - a tal teia. Depois houve uma conjunção articulada das sinergias que influenciam o combate ao insucesso e abandono escolar e contribuíram para o êxito do Projecto. Que bom! E se explicassem a metodologia rigorosa e científica...
Resultados e Património Líquido
Com um resultado líquido apurado no valor de 1,640,273?, o património líquido da EPIS passou de um valor de 2,161,827? no final de 2006, para um valor de 3,802,099? no final de 2007. A rubrica “depósitos bancários e caixa” apresentou um valor de 3,384,732? no final de 2007. A maior parte deste valor - equivalente a 2,800,000? - está aplicada em depósitos a prazo, com maturidades entre 6 meses e 1 ano, e remunerações de mercado preferenciais, obtidas da consulta dos bancos Associados da EPIS.
Um património líquido de três milhões não é mau. E está no banco, a prazo. O presidente da instituição é o banqueiro João Rendeiro, saberá gerir a coisa. Pena que não esteja ainda para consulta o relatório e contas de 2008.
O site merece uma visita para percebermos o que se está a passar. Eu fiquei muito mais esclarecida. Ggggrrrrrrr.